Quem sou eu

Niterói, RJ
Médico Veterinário que trabalha no tratamento e no estudo de distúrbios de comportamento em cães e gatos. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9116323178127878

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Antropomorfismo - Um problema que gera problemas

Hoje, lendo algumas matéria publicadas no www.g1.com.br me deparei com duas sobre cães. A primeira descrevia um desfile de modas para cães com o tema noivas (muito apropriado para o mês corrente, diga-se de passagem). O que me preocupa é a motivação de cada participante do evento http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL473498-5606,00.html. Se o que os levou a fantasiar seus cães foi somente a curtição de expor uma cadela com um véu enorme como crítica social à indumentária usada nos casórios, menos mal. Mas, como eu imagino que seja, se a motivação foi expor o cão fantasiado com orgulho da mãe que assiste ao balé da filha ou do pai que comemora o gol de seu rebento de 5 anos na escolinha, aí é realmente preocupante. Os cães nos dedicam um amor incondicional (vamos chamar assim para ficar mais claro o entendimento) e continuam nos amando apesar das barbaridades que fazemos com eles. E o fato de olhar o cão e ver uma válvula de escape, uma muleta emocional, um filho ou um neto, é jogar na garupa do cão uma responsabilidade muito maior do que ele pode carregar. Os cães são criaturas excepcionais, são inteligentes, leais, carinhosos, percebem nossas carências e frustrações, mas só sabem ser cães.
Dentro dessa ótica, me preocupou a segunda matéria que li (http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL476636-5598,00-CAOMINHADA+REUNE+CERCA+DE+CAES+EM+BLUMENAU.html) , sobre a cãominhada em Blumenau-SC, na qual diversas pessoas caminharam juntas com seus cães por aproximadamente uma hora. Uma iniciativa muito bacana! Fiquei pensando como seria bom se houvessem mais cãominhadas espalhadas pelo país e com uma freqüência constante. Porém, o que me preocupou foi a foto do evento, onde todos os cães que pude reparar andavam na frente de seus donos evidentemente puxando suas guias. Tal postura do peludo é interpretada como manifestação de dominância, ou seja, para esses cães quem manda na relação são eles. E quando são os "reis da cocada preta", esses animais costumam ser bem tiranos com seus súditos de duas patas. A agressão por dominância é o problema de comportamento que mais leva proprietários a procurar veterinários especialistas em etologia clínica no mundo inteiro e, possivelmente, a principal causa de abandono de cães e eutanásia em diversos países.
Eu ficarei imensamente feliz no dia em que os cães forem amados como cães, respeitados e tratados como sua espécie necessita. Neste dia poderemos constatar uma sociedade melhor para os cães e certamente para os seres humanos que os cercam.

Arquivo do blog