Quem sou eu

Niterói, RJ
Médico Veterinário que trabalha no tratamento e no estudo de distúrbios de comportamento em cães e gatos. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9116323178127878

terça-feira, 20 de maio de 2008

Pit Bulls Voltam ao Ataque

Hoje, li duas matérias no http://www.g1.com.br/ onde cães da raça Pit Bull atacaram e feriram pessoas, uma jovem em Chapecó (SC) e uma criança de um ano e meio em Caçapava (SP). Nos dois casos os cães eram de pessoas próximas das vítimas, se soltaram de onde estavam presos e partiram para o ataque. Até quando isso vai continuar? Quando faço essa pergunta não me refiro aos Pit Bulls, mas sim à mentalidade estragada que motiva pessoas, sem nenhum preparo e discernimento, a possuirem cães e, o que é pior, cães muito fortes. Outra pergunta que sempre me faço ao ler essas matérias é se os cães são realmente da raça divulgada, já vi muito vira-lata passar por Pit Bull porque atacou alguém.
É necessário que as pessoas tenham consciência da responsabilidade que é "ter" um cão, principalemente um cão grande e forte. Cães são animais, são carnívoros, são predadores, vivem em matilhas e defendem seus territórios com unhas e dentes (mais dentes que unhas). Se esses animais não forem criados para conviver harmonicamente com qualquer pessoa, podem se tornar perigosos. Digo isso para qualquer cão, do Chiuaua ao Dog Alemão. A maioria dos ataques de cães acontecem contra o próprio "dono" ou pessoa de seu convívio próximo. Pouquíssimos são os ladrões, assassinos e meliantes mordidos por cães que frustram suas atividades ilícitas.
Ontem, chamei a atenção para o fato dos proprietários estarem sendo arrastados nas ruas por seus cães. O pior é que uma coisa tem relação com a outra. Um cão que não é controlado durante um passeio onde é ele que leva a pessoa para passear, não será controlado se achar que uma pessoa está invadindo o seu território ou está "ameaçando" (na visão do cão) a sua integridade física ou de alguém próximo a ele.
Está na hora de mudarmos a mentalidade. Está na hora de não permitirmos que esses cães (que são vítimas também) continuem sofrendo e morrendo porque seus "donos" não os ensinaram a viver numa sociedade humana onde matar é crime. Está na hora de cobrarmos de nossos governos leis de gurada responsável, porque existem pessoas que só começam a enxergar a situação quando há uma lei que as puna se não fizerem a coisa certa. Vejam os cintos de segurança dos carros e os capacetes das motos. Ás vezes percorro meus trajetos caminhando e reparando a quantidade de pessoas que andam sem cinto / capacete nas ruas de Niterói. É ridículo que um cidadão tenha que ser punido por não zelar pela sua própria segurança e o mesmo raciocínio vale para a gurada de cães. Se você não quer colocar o cinto, vá a pé. Se não quer colocar o capacete, vá de ônibus (trem, metrô...), se não quer (não sabe, não gosta) educar o seu cão, tenha um bicho de pelúcia!

Arquivo do blog