Quem sou eu

Niterói, RJ
Médico Veterinário que trabalha no tratamento e no estudo de distúrbios de comportamento em cães e gatos. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9116323178127878

terça-feira, 29 de março de 2011

Resultados de Pesquisas

Depois de um ano de inatividade, este blogg volta a ser atualizado. Neste retorno, resolvi disponibilizar os links dos artigos que eu tenho autoria e estão disponíveis na internet.

O primeiro é referente à construção e validação de um questionário para avaliar epidemiologicamente a Ansiedade de Separação em Cães.


O outro é um levantamneto epidemilógico sobre problemas de comportamento de cães no Brasil. Este outro é semelhante, mas traz resultados referentes a problemas comportamentais em gatos.

Aproveito para agradecer a todos os Médicos Veterinários que participaram da pesquisa respondendo aos questionários.

Há ainda uma Revisão de Literatura sobre a Ansiedade de Separação que foi publicada na Revista Clínica Veterinária, que não está disponível on line mas pode ser consultada em "papel".

SOARES, G. M. ; TELHADO, João ; PAIXÃO, Rita Leal . Ansiedade de Separação e suas implicações na qualidade de vida de cães domésticos (Canis familiaris). Clínica Veterinária (São Paulo), v. 67, p. 76-82, 2007.

E, por fim, um estudo exploratório sobre a Ansiedade de Separação em cães de apartamento do Município de Niterói-RJ.

Esse último merece um comentário extra. A SASA (Sindrome de Ansiedade de Separação em Animais) é um distúrbio de comportamento que traz um forte impacto no bem-estar dos cães e na qualidade de vida dos proprietários. Nesse artigo, quase 60% dos cães avaliados apresentavam sinais compatíveis com a SASA. É fundamnetal àqueles que pensam em ter cães em apartamentos que reflitam bastante sobre o que precisarão fazer para evitar que seus cães sofram. Cães precisam ser socializados, precisam ser exercitados, precisam ser educados, além de todos os demais cuidados básicos (vacinas, remédios, comida e carinho).

Arquivo do blog