Quem sou eu

Niterói, RJ
Médico Veterinário que trabalha no tratamento e no estudo de distúrbios de comportamento em cães e gatos. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9116323178127878

sábado, 4 de abril de 2009

Educação Canina - Junto, Fica e Vem

JUNTO – Este é um comando que se faz com o cão na guia e deve ser usado durante os passeios. Dizendo JUNTO e premiando o cão quando ele permanecer ao seu lado enquanto caminha. Este comando ajuda bastante a controlar um cão numa rua movimentada.



OBS. 5 - Qualquer cão deve ser conduzido em áreas públicas (ruas, praças, praias, etc.) SEMPRE com coleira e guia. O seu direito de passear com seu lindo cãozinho solto termina no direito do seu vizinho de ter pânico de cães ou de sofrer de estresse pós-traumático por já ter sido atacado por um cão na infância.

FICA – Este comando já pede um pouco mais de dedicação. Como cão na guia e sentado, diga FICA e se afaste alguns centímetros por alguns segundos. Se o cão ficar quieto e não se levantar, ganha prêmio. Vá aumentando a distância e o tempo aos poucos até o ponto de você sair do ambiente e voltar um tempo depois e o cão ficar quieto. É bem útil para reduzir a ansiedade do cão, para que ele aprenda que o dono vai, mas volta. E também em situações cotidianas como comprar o pão, ou ir à farmácia, sem que o cão tente fugir se deixado na porta desses estabelecimentos.

OBS. 6 - Em passeios de automóvel, o cão deve estar contido em caixa de transporte ou com cinto de segurança apropriado. Além de o cão se sentir mais seguro é uma lei de trânsito. Cães no colo do motorista ou do carona ou soltos no banco de trás trazem um enorme risco à sua integridade física e de sua família também.

VEM – Depois do FICA, você se distancia e chama o cão dizendo VEM. Neste caso pode combinar o comando com o nome do cão. Seja acolhedor, abaixe-se, abra os braços e use um tom de voz tranqüilo e amável. Mas, caso ele não obedeça puxe a guia em sua direção e dê o prêmio assim que ele chegar.

Tendo dificuldades nos comandos, a melhor opção mesmo é procurar um adestrador para demonstrar como se faz.

Arquivo do blog