Quem sou eu

Niterói, RJ
Médico Veterinário que trabalha no tratamento e no estudo de distúrbios de comportamento em cães e gatos. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9116323178127878

quinta-feira, 26 de março de 2009

Adestramento X Educação

Um conceito que deve ser revisto pro proprietário de cães é o de Adestramento. Vejo muitos "adestradores" passeando pelas ruas com os cães de seus clientes e ensinando-lhes comandos básicos como: senta, deita, fica e junto. São comandos básicos de adestramento? Sem dúvida. Mas fazem parte de um processo mais importante de educação do cão.
Adestramento é um trabalho feito com o cão para que este desempenhe uma determinada atividade, por exemplo, guia de cegos ou farejadores de drogas. Pouquíssimos cães são submetidos a este tipo de trabalho e são fruto de um processo de seleção que envolve desde a escolha da raça até a escolha do melhor filhote para o determinado trabalho.
Já a educação deveria ser obrigatória para todo e qualquer cão de companhia ou trabalho.
Em minha rotina de atendimentos de distúrbios de comportamento vejo muitos animais mal educados, para os quais essa falta de educação é um sério fator de agravamento do distúrbio de comportamento, quando a queixa do proprietário não é somente relacionada à falta de educação do cachorro.
Nos próximos dias, vou escrever sobre EDUCAÇÃO canina, socialização e comandos básicos.

Arquivo do blog