Quem sou eu

Niterói, RJ
Médico Veterinário que trabalha no tratamento e no estudo de distúrbios de comportamento em cães e gatos. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9116323178127878

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Enfim um feromônio


Ontem foi o lançamento para o Rio de Janeiro de um produto há muito aguardado pelos etologiastas clínicos brasileiros, o Feliway (produzido pela Ceva Santé Animale). Por que tanta expectativa? É um produto com indicação para uma das principais queixas comportamentais dos felinos, as micções em locais inapropriados e sem contraindicação.

Como funciona?

Os feromônios são substâncias que estimulam um órgão sensorial bem desenvolvido nos animais, chamado órgão vomeronasal, esta estrutura comunica-se diretamente com a parte do cérebro responsável pelas emoções (o sistema límbico). Ou seja, o animal não tem associação do cheiro do produto com um sentimento ou emoção, como acontece com os humanos quando sentem um cheiro que lembra a infância (aquele bolo de chocolate que a minha avó fazia) ou uma lembrança desagradável (essa mulher usa o mesmo perfume da minha sogra). Os feromônios são como emoção química pronta para uso.

O Feliway especificamente é um análogo sintético da fração de feromônio facial dos gatos que traz a mensagem de que aquele lugar ou ambiente é familiar, portanto sem a necessidade de ser marcado com urina ou arranhadura. Ele tem duas apresentações, em spray e difusor de tomada. O spray tem ação mais localizada, enquanto o difusor de tomada permite espalhar o produto por todo ambiente (50 - 70 metros quadrados / 30 dias).

Importante ressaltar que o produto deve ser indicado por um Médico Veterinário que conheça o produto e que entenda de distúrbios de comportamento em gatos, visto que ele não serve para certas motivações das eliminações com urina.

Mais informações? http://www.feliway.com/es

Obs.: O autor do blogg não tem qualquer ligação comercial com o fabricante, nem ganha nada pela propaganda. Este comentário foi postado pois o autor é entusiasta do produto. Também torce pelo breve lançamento nacional de outros dois feromôinios para animais domésticos, o Felifriend e o D.A.P.

Arquivo do blog