Quem sou eu

Niterói, RJ
Médico Veterinário que trabalha no tratamento e no estudo de distúrbios de comportamento em cães e gatos. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9116323178127878

sábado, 4 de abril de 2009

Educação Canina - Junto, Fica e Vem

JUNTO – Este é um comando que se faz com o cão na guia e deve ser usado durante os passeios. Dizendo JUNTO e premiando o cão quando ele permanecer ao seu lado enquanto caminha. Este comando ajuda bastante a controlar um cão numa rua movimentada.



OBS. 5 - Qualquer cão deve ser conduzido em áreas públicas (ruas, praças, praias, etc.) SEMPRE com coleira e guia. O seu direito de passear com seu lindo cãozinho solto termina no direito do seu vizinho de ter pânico de cães ou de sofrer de estresse pós-traumático por já ter sido atacado por um cão na infância.

FICA – Este comando já pede um pouco mais de dedicação. Como cão na guia e sentado, diga FICA e se afaste alguns centímetros por alguns segundos. Se o cão ficar quieto e não se levantar, ganha prêmio. Vá aumentando a distância e o tempo aos poucos até o ponto de você sair do ambiente e voltar um tempo depois e o cão ficar quieto. É bem útil para reduzir a ansiedade do cão, para que ele aprenda que o dono vai, mas volta. E também em situações cotidianas como comprar o pão, ou ir à farmácia, sem que o cão tente fugir se deixado na porta desses estabelecimentos.

OBS. 6 - Em passeios de automóvel, o cão deve estar contido em caixa de transporte ou com cinto de segurança apropriado. Além de o cão se sentir mais seguro é uma lei de trânsito. Cães no colo do motorista ou do carona ou soltos no banco de trás trazem um enorme risco à sua integridade física e de sua família também.

VEM – Depois do FICA, você se distancia e chama o cão dizendo VEM. Neste caso pode combinar o comando com o nome do cão. Seja acolhedor, abaixe-se, abra os braços e use um tom de voz tranqüilo e amável. Mas, caso ele não obedeça puxe a guia em sua direção e dê o prêmio assim que ele chegar.

Tendo dificuldades nos comandos, a melhor opção mesmo é procurar um adestrador para demonstrar como se faz.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Educação Canina - Deita

Outro comando extremamente útil que pode ser usado da mesma forma que o SENTA e às vezes com mais eficiência porque o cão fica mais relaxado.


Este comando é semelhante ao SENTA e deve ser ensinado depois dele. No primeiro método, com o cão sentado coloque-se ao lado dele e segure as patas dianteiras levando o peito (do cachorro) ao chão dizendo “DEITA” quando o peito (do cachorro) tocar o chão faz-se muita festa e ele ganha petisco. Na outra técnica como cão sentado sirva-lhe o biscoito junto ao chão induzindo-o a abaixar a cabeça e o corpo cada vez mais dizendo “DEITA”. Segue o raciocínio do SENTA vá presenteando-o a cada vez que ele for abaixando mais.


Existem coleiras para este comando, que prendem as patas dianteiras no pescoço, mas a associação criada com os “grilhões” pode ser negativa.




quarta-feira, 1 de abril de 2009

Educação Canina - Senta

O comando senta é muito útil se bem trabalhado, porque ele é usado para modelar outros comandos, como o Deita por exemplo ou o fica. O cão, antes de aprender a deitar, deve aprender a sentar. Como nós só aprendemos a tabuada do 9, depois de aprender a do 3. Serve também para corrigir comportamentos indesejáveis. Por exemplo, um cachorro que pula nas visitas, quando a visita chegar trabalha-se o comando SENTA, que ele acaba associando e sabendo que é mais legal esperar sentado (porque ele ganha comida ocm isso).

Existem duas técnicas para ensinar o comando. Na primeira técnica coloca-se o cão sentado, correndo a mão por sua garupa até a parte posterior do joelho levando o cão a sentar-se dizendo “SENTA”, quando ele encostar o traseiro no chão faz-se muita festa e dá petiscos. Repetindo a operação algumas vezes até não ser mais preciso tocá-lo para que sente.


Na outra técnica usa-se um petisco que é oferecido acima da cabeça do animal para que ele olhe para cima e flexione os joelhos para pegar o brinde, quando fizer isso dê o petisco. Tem que ensiná-lo a sentar aos poucos, cada vez mais o prêmio só é dado se flexionar mais os joelhos até que chega a flexão total e ele se senta. Ressaltando, sempre que se oferece o petisco nesta posição diz-se o “SENTA”. Esta operação é mais demorada, porém alguns especialistas em comportamento animal dizem ser mais eficiente, pois não “força” o cão criando uma sensação de desconforto.

OBS.1 Os comandos devem ser ditos uma vez, não deve acontecer de o dono ficar dizendo SENTA-SENTA-S-S-S-S-SE-SENTA, pois o cão associa a este comando SENTA-SENTA-S-S-S-S-SE-SENTA, ao invés de apenas “SENTA”.

OBS.2 - Caso ele saia da posição ou se distraia com alguma coisa, deve-se dizer o NÃO.

OBS.3 – O nome do cão só deve ser usado para estímulos positivos como brincadeiras, comida, etc. Ele não deve ser chamado para brigar com ele, para tomar banho ou outro procedimento desagradável. E para ensinar o nome ao cão deve-se associar o nome a comida, brincadeiras, etc.

OBS. 4 - Todos os comandos devem ser ditos em tom de voz normal, como numa conversa civilizada com amigos. O cão escuta melhor do que nós e não é conveniente que ele só atenda a comandos gritados. Imagine se for preciso que ele sente, porque chegou um médico em sua casa para atender uma pessoa doente às 2 horas da manhã. Você acordará toda a vizinhança se começar a gritar SENTAAAA.


Arquivo do blog